História:
Projetado pela mesma equipe
liderada pelo lendário Jiro Horikoshi criador do Zero, o Mitsubishi J2M Raiden “Jack”
foi um interceptador encomendado pela marinha, isto por si só uma grande
novidade, pois até então essa função era do exército. O Raiden também era uma
novidade quanto aos parâmetros dos aviões japoneses, pois ao contrário da
capacidade de efetuar manobras a qualquer custo dos seus antecessores ele possuía
pouca manobrabilidade porém motor muito potente e grande razão de subida e
mergulho. No total foram construídos 480 unidades de todas as versões o que era
no plano inicial para ser fabricado em um mês.
O Kit
Esse é um kit bem antigo da
Tamiya, como por exemplo o manual foi
escrito em 1974 quase da minha idade. As linhas de painel são em baixo e alto
relevo, o que não
causa nenhum problema para a montagem. Utilizei os decais do
kit e como referencia para montagem, pintura e versão utilizei o livro abaixo.
A montagem:
Fiz o interior em metálico com
verniz verde conforme era utilizado no final da guerra, o assento do piloto em
metálico, com os cintos em photo etche da DR Design e os instrumentos fiz com
lápis e dry brush.
A fuselagem, asas e rodas foram
tranquilos para montar, sem necessidade de muitos ajustes, o kit encaixou bem.
Para a pintura fiz uma base com o
Primer e depois apliquei o alumínio polido, para fazer os desgastes e
descascados utilizei a técnica do sal*. Após a aplicação do verde, preto e
cinza na parte inferior. Porão de rodas nas cores alumínio e clear azul e verde
para simular o verniz utilizado na época. Hélice pintada em marrom com os detalhes
da hélice e parte frontal das asas pintados em amarelo.
Conclusão:
Apesar de um kit antigo, muito
bom e fácil de montar, recomendo.
* Técnica do Sal: Em breve aqui
no blog um pequeno tutorial.
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