Mitsubishi J2M Raiden "Jack"


Review da montagem do Mitsubishi J2M Raiden "Jack" - Tamiya 1/48

 
História:
Projetado pela mesma equipe liderada pelo lendário Jiro Horikoshi criador do Zero, o Mitsubishi J2M Raiden “Jack” foi um interceptador encomendado pela marinha, isto por si só uma grande novidade, pois até então essa função era do exército. O Raiden também era uma novidade quanto aos parâmetros dos aviões japoneses, pois ao contrário da capacidade de efetuar manobras a qualquer custo dos seus antecessores ele possuía pouca manobrabilidade porém motor muito potente e grande razão de subida e mergulho. No total foram construídos 480 unidades de todas as versões o que era no plano inicial para ser fabricado em um mês.


O Kit
Esse é um kit bem antigo da Tamiya, como por exemplo  o manual foi escrito em 1974 quase da minha idade. As linhas de painel são em baixo e alto relevo, o que não
causa nenhum problema para a montagem. Utilizei os decais do kit e como referencia para montagem, pintura e versão utilizei o livro abaixo.



A montagem:
Fiz o interior em metálico com verniz verde conforme era utilizado no final da guerra, o assento do piloto em metálico, com os cintos em photo etche da DR Design e os instrumentos fiz com lápis e dry brush.
A fuselagem, asas e rodas foram tranquilos para montar, sem necessidade de muitos ajustes, o kit encaixou bem.
Para a pintura fiz uma base com o Primer e depois apliquei o alumínio polido, para fazer os desgastes e descascados utilizei a técnica do sal*. Após a aplicação do verde, preto e cinza na parte inferior. Porão de rodas nas cores alumínio e clear azul e verde para simular o verniz utilizado na época. Hélice pintada em marrom com os detalhes da hélice e parte frontal das asas pintados em amarelo.

Conclusão:
Apesar de um kit antigo, muito bom e fácil de montar, recomendo.

* Técnica do Sal: Em breve aqui no blog um pequeno tutorial.








Comentários